facebook
...
Blog

Dilma vai trocar cinco membros da Comissão de Ética da Presidência por terem aberto processos contra Pimentel e Palocci

Descontente com a abertura de processo contra mais um de seus ministros, a presidente decidiu trocar cinco dos sete membros da Comissão no meio do ano. Notícia do Estadão:

A abertura de processo pela Comissão de Ética Pública da Presidência contra o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, deverá precipitar a troca de cinco dos sete integrantes do órgão no meio deste ano, quando terminam os mandatos. A postura da comissão contrariou novamente a presidente Dilma Rousseff, responsável pela decisão de trocar parte dos integrantes.

Três dos conselheiros poderiam ser reconduzidos, mas o Planalto está determinado a trocá-los. O presidente da comissão, José Paulo Sepúlveda Pertence, no entanto, não será atingido pelas mudanças. O mandato de Pertence só vencerá em dezembro do ano que vem, quando ele deixará a comissão porque já foi reconduzido.

A exemplo do que ocorreu no ano passado, quando a comissão abriu processo contra o ex-ministro Antonio Palocci, Dilma foi “surpreendida” com a abertura da sindicância contra Pimentel, outro ministro muito ligado a ela. A presidente entende que a comissão está “extrapolando” em suas funções ao tomar decisões contra seus ministros, na avaliação dela apenas com base em denúncias de jornais, sem uma apuração concreta.

Na segunda-feira, apesar de integrantes do governo tentarem saber a pauta da reunião, a comissão não repassou a informação, irritando auxiliares da presidente, principalmente quando viram o teor da decisão, já tarde da noite. O Planalto entende que Dilma precisava ser avisada de decisões tomadas pela comissão, antes que elas fossem repassadas à imprensa.

Essa queixa já havia sido feita à comissão em dezembro, quando o colegiado, em decisão inédita, recomendou à presidente que demitisse o ministro do Trabalho, Carlos Lupi.

A postura de Pertence de não querer informar sobre decisões de abertura de processos de ministros e autoridades do governo à imprensa foi motivo de discussão entre os integrantes do grupo em reuniões anteriores. Na segunda-feira, primeiro Pertence negou, em entrevista, que qualquer procedimento tivesse aberto. Somente mais tarde confirmou a notícia à imprensa. Apesar da decisão de investigar Pimentel, o fato de ele estar viajando para os Emirados Árabes ajuda a deixar o caso esfriar.

Comentário

Mas que falta de ética dessa Comissão de Ética. Onde já se viu processar os ministros da Dilma sem avisá-la antes, não é mesmo?

Nunca inseriu um código de desconto no Cabify? Experimente usar o código "IMPLICANTE" e ganhe 50% OFF (com desconto máximo de R$ 20) em 3 corridas.

8 Comentários

8 Comments

  1. Sam Spade

    19 de fevereiro de 2012 at 13:20

    Este site é muito bom, os articulistas escrevem muito bem, excelente. Embora a “produtividade” seja meio baixa, os artigos vem em conta gotas, mas cada um é um balde de água fria na cara (focinho) dos petralhas.

  2. Sam Spade

    19 de fevereiro de 2012 at 13:10

    Minha modesta sugestão para nossa querida presidenta Dilma com nomes honrados para integrar a Comissão de Ética da Presidência da República:

    1. Jorge Lorenzetti
    2. Delúbio Soares
    3. Professor Luizinho
    4. Ângela Guadagnin
    5. Paulinho Land Rover

    Estão rindo do que? Por acaso falei alguma bobagem?

    Afinal José Genoino está na Ministério da Defesa, João Paulo Cunha é presidente da Comissão de Ética da Câmera Federal e José “Dollar on underwear” Guimarães será o líder do PT na Câmera.

    Tá, estão rindo do que? Estão me achando com cara de palhaço por acaso?

  3. Thiago

    17 de fevereiro de 2012 at 21:33

    Po, a gerentona não pode ficar sem as informações né? Senão daqui a pouco tentam apunhalá-la pelas costas sem ela saber…

  4. Hay

    17 de fevereiro de 2012 at 07:12

    Esperemos o comentário do alexandre, o lambe-botas semi-oficial disfarçado.

  5. Lígia da Cruz Bartholo

    16 de fevereiro de 2012 at 23:31

    Ela tá pedindo pra sair….

  6. Vítor Bonini

    16 de fevereiro de 2012 at 10:51

    Ora , comparado ao que Lula fez na Anatel , no BB e na Caixa Economica Federal para viabilizar o financiamento publico da fusão entre a Oi e a Br Telecom , a maracutaia Dilmista ésimplesmente mais do mesmo .
    É a coerencia na opção petista pela maracutaia .

  7. luis

    15 de fevereiro de 2012 at 12:32

    Alguém esperava coisa diferente dessa guerilheira.

  8. SILVIO

    15 de fevereiro de 2012 at 12:06

    é nada como ser “companheiro em armas” da soberana…..
    todos os terroristas estão muito bem obrigado…..

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

To Top