facebook
...
Blog

Fiat e Volkswagen dispensam 2,2 mil trabalhadores

As dispensas se darão por meio de férias coletivas e “lay-off”.

dilma_volks

Segue trecho de reportagem do Estadão

Fiat e Volkswagen dispensam 2,2 mil trabalhadores – Suspensão de contrato de trabalho na Volkswagen e férias coletivas na Fiat se devem à queda nas vendas de veículos – SÃO PAULO – Fiat e Volkswagen, duas das maiores fabricantes de automóveis, dispensaram mais 2,2 mil funcionários para adequar a produção à demanda. No acumulado do ano, até quarta-feira, as vendas de veículos registram queda de 5,3% em relação ao mesmo período de 2013 (para 211 mil unidades). As exportações para a Argentina, principal cliente externo do setor, caíram mais de 30%. A partir do dia 5, a Volkswagen vai suspender o contrato de trabalho (sistema chamado de lay-off) de 900 trabalhadores na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e de 400 da unidade de São José dos Pinhais (PR) por cinco meses. A Fiat deu férias coletivas de dez dias para 900 operários em Betim (MG) nesta semana. A empresa já tinha concedido férias por 20 dias a outros 800 funcionários no dia 14. Ao todo, deixarão de ser fabricados nos dois períodos 6,2 mil unidades dos modelos Bravo, Doblò, Idea, Linea, Palio, Grand Siena e Palio Weekend. A fabricante de caminhões Scania, também de São Bernardo, antecipou de junho para 12 maio as férias coletivas de 15 dias para cerca de 3,8 mil trabalhadores. “O primeiro trimestre não foi bom em vendas e soma-se a isso o fim da produção da Kombi e do Gol G4 no fim do ano para justificar o excesso de pessoal”, afirma o secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana. “A empresa está administrando esse excedente com férias e lay-off.” Santana ressalta que não há previsão de demissões em massa. Na fábrica do Paraná, 400 funcionários também entram em lay-off no dia 5, somando-se a outro grupo de 150 que já está nesse regime desde março, com previsão de retorno no fim de maio, quando outra equipe de 150 pessoas será dispensada. No lay-off, o funcionário recebe o salário integral, mas R$ 1,3 mil é pago pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e a diferença pela empresa.” (grifos nossos)

Notícia triste, resultado de nossa política econômica repleta de falhas e equivocada. Lamentável que se tenha chegado a isso.

Nunca inseriu um código de desconto no Cabify? Experimente usar o código "IMPLICANTE" e ganhe 50% OFF (com desconto máximo de R$ 20) em 3 corridas.

3 Comentários

3 Comments

  1. marcus

    26 de abril de 2014 at 02:12

    Acho que voupedir dispensa do trabalho na copa do mundo, lay-off copa do mundo por uns 10 dias e vou pedir um resarcimento ao FAT. Não tem nada na lei que possa me ajudar não. Acho que vou mandar um email para a cumpanheirada!

  2. IvanPrado

    25 de abril de 2014 at 13:05

    PENSANDO BEM EU ACHO QUE O PRIMEIRO COMENTARIO QUE FIZ FOI BASEADO NO QUE TENHO OUVIDO NOS PRONUNCIAMENTOS DA PRESIDENTE E SEUS COPINCHAS , E ACABEI VIAJANDO JUNTO COM AS PEÇAS ! MAS AS REALIDADES SÃO OUTRAS : NADA FUNCIONA NESTE PAIS , A SAÚDE ESTA FALIDA A SEGURANÇA IDEM, CULTURA PASSOU LONGE É O QUE MENOS INTERESSA PARA OS QUE GOVERNAM POVO CULTO NÃO VOTA NESTES QUE ESTÃO AI NUNCA ! AGORA OS BENEFICIOS QUE COMPRAM VOTOS ESTES TODOS OS DIAS SÃO PROCLAMADOS PELA PRESIDENTE DILMA ,AS ESMOLAS DA BOLSA FAMILIA E OUTROS QUE COMPRAM VOTOS, O RESTO É O RESTO PARA O GOVERNO E POLITICOS . ACORDA BRASIL, POVÃO ACORDA VOCES ESTÃO SENDO ENGANADOS DISCARADAMENTE E ESTÃO INDO NA ONDA QUE NEM BOIADA , VOCES NÃO MERECEM SEREM MANIPULADOS DESSE GEITO !!!!! VAMOS DAR UM BASTA .

  3. IvanPrado

    25 de abril de 2014 at 12:29

    PARA O GOVERNO O PAIS ESTA NADANDO EM DINHEIRO,ESTA DANDO AULAS DE PROGRESSO PARA O MUNDO INTEIRO,RINDO COM O SUSSEÇO EM TODOS OS SETORES DA ECONOMIA ENFIM, TUDO FUNCIONA MARAVILHOSAMENTE GRAÇAS A ÓTIMA ADMINISTRAÇÃO DO LULA DA DILMA E DO PARTIDÃO , BRASILEIROS O QUE VOCES QUEREM MAIS ! COM TANTA FARTURA DEU PARA GASTARMOS OS TUBOS PARA RELISAÇÃO DA COPA QUE COM CERTEZA JÁ É NOSSA ! ACORDA BRASIL QUE A BOMBA ESTA PARA ESTOURAR, GUENTA BRASIL O GOLPE VEM AI!!!!!!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top