facebook
...
Blog

Futuro chefe de Dirceu ganha benefícios da Anatel após oferecer emprego

A Top TV, emissora de dono do Hotel, poderá transferir antenas de Francisco Morato para a avenida Paulista ignorando parecer técnico que impedia a operação

paulo-bernardo0_0_0_931_609

Quando do estouro do Watergate ainda nos anos 70, um bordão passou a fazer parte do meio político e do manual de qualquer investigação séria: “follow the money”. A dica era dada pelo principal informante, conhecido apenas pelo apelido Garganta Profunda, quando sugeria que a imprensa deveria buscar a origem do dinheiro caso quisesse desvendar o caso. De certa forma foi o que a chamada “imprensa golpista” seguiu ao tentar entender como um condenado pela justiça sem experiência no cargo recebera uma proposta de 20 mil reais de salário.

Só os mais ingênuos e os menos comprometidos com a razão aceitaram sem ressalvas a grana que o mensaleiro José Dirceu ganhará caso a justiça lhe permita trabalhar no hotel de um aliado do governo. Aos demais, a Folha de São Paulo trouxe uma luz. A Top TV, emissora de Paulo Abreu (o futuro chefe do petista e irmão do presidente do PTN, partido da base governista), poderá transferir antenas de Francisco Morato para a avenida Paulista ignorando parecer técnico que impedia a operação:

O futuro chefe do ex-ministro José Dirceu, o empresário Paulo de Abreu, foi beneficiado nesta semana com uma medida do governo aprovada mesmo contra relatórios elaborados por técnicos.

Abreu ganhou o direito de transferir antenas da Top TV – uma de suas emissoras – do município de Francisco Morato para a avenida Paulista, em São Paulo.

(grifos nossos)

Um jargão semelhante ao “follow the money” foi cunhado pelo cineasta e crítico político Diogo Mainardi. Em suas participações no Manhattan Connection, costumou-se a repetir sempre que alguma história mal contada surgia na política nacional: “procure o petista”. Neste caso, o petista estava no Planalto, mesmo. A ordem para ignorar o parecer técnico partiu do Ministério das Comunicações, sob os cuidados de Paulo Bernardo, ex-deputado federal ainda filiado ao PT:

Na segunda, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a pedido do Ministério das Comunicações, permitiu que algumas emissoras mudassem suas antenas para a capital, o que melhora a cobertura dessas TVs em São Paulo e aumenta o potencial de telespectadores.

(grifos nossos)

A mudança, além de ser uma manobra ilegal que ignora o procedimento padrão, deve prejudicar emissoras concorrentes:

Segundo análise dos técnicos da Anatel, a mudança da Top TV, canal 35, não poderia ocorrer, pois não seguiu trâmite adequado e porque pode ser inviável tecnicamente.

Diz o texto que a operação na Paulista pode criar interferência com outra emissora que ocupa o mesmo canal em Suzano. Ao mudar as antenas, a TV ainda deixa de operar em seu município de concessão.

(grifos nossos)

“Siga o dinheiro” e “encontre o petista”: duas frases de efeito que fazem muito mais sentido do que gostaríamos. E, curiosamente, findam trabalhando em uma parceria assustadoramente eficaz aqui no Brasil. Tantas e tantas vezes, basta seguir o dinheiro para encontrar o petista.

Nunca inseriu um código de desconto no Cabify? Experimente usar o código "IMPLICANTE" e ganhe 50% OFF (com desconto máximo de R$ 20) em 3 corridas.

2 Comentários

2 Comments

  1. amado cleverson de lima

    3 de dezembro de 2013 at 13:26

    O brasil é uma brincadeira,onde a corrupçao sempre esta em alta onde nem o STF tem condiçoes de extirpar para fora do PAIS.

  2. Thiago

    3 de dezembro de 2013 at 02:28

    Cara, eu como engenheiro de telecomunicações tenho vergonha da Anatel e do Ministério das Comunicações… Esse ai é só mais um caso para a longa lista de vexames dessa dupla dinâmica =S

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

To Top