facebook
...
Blog

Haddad muda a estratégia e já volta a usar força policial na Cracolândia

A prefeitura alega que esta etapa do trabalho estava prevista desde o início, mesmo que isso contrarie falas do próprio prefeito há dois meses.

veja bem

veja bem

Em janeiro deste ano, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, anunciou o lançamento de um programa para tirar os dependentes de crack da Cracolândia, alegando que seu governo encarava a questão como um problema de saúde que não poderia ser resolvido por meio da violência. Denominado Operação Braços Abertos, o programa previa dar casa, comida e emprego aos usuários da droga.

Agora, no entanto, Haddad parece ter mudado de estratégia. Segundo matéria da Folha, a prefeitura decidiu endurecer a ação da Guarda Civil Metropilitana na região da cracolândia, afirmando que já era uma medida prevista.

“A segurança é um dos tripés do programa. Se você abrir mão do combate ao tráfico, há comprometimento do programa”, disse Roberto Porto, secretário de Segurança Urbana de Haddad.

Embora, em janeiro, o prefeito tenha chamado de “lamentável” uma ação policial que findou em confronto com os viciados, agora ele ordenou que a Guarda seja mais ostensiva na região.

“Faremos uma mudança de postura, estaremos mais presentes, ocupando mais as ruas e vias”, disse Porto, ressalvando que a utilização “de bombas de gás está terminantemente proibida”.

Cerca de 40% dos usuários cadastrados – 158 dos 400 iniciais –  já abandonaram a Operação Braços Abertos. No dia seguinte à matéria da Folha, o jornal publicou nota da prefeitura informando que “329 dependentes de drogas da região iniciaram tratamento de desintoxicação, dado omitido da reportagem e necessário para a compreensão da informação relativa à desistência de 132 pessoas (34%) do cadastro inicial de 386”. De certa forma, isso evidencia algo que o Programa Recomeço, lançado por Geraldo Alckmin, prega como essencial: sem tratar o vício, os dependentes não conseguirão uma nova oportunidade de vida.

Criado há um ano, o Recomeço recentemente reforçou a recuperação dos dependentes com ofertas de trabalho. O programa, além de capacitação profissional, prevê vagas de emprego a quem aderir ao tratamento. Segundo Alckmin, desde seu lançamento, já foram mais de 3 mil pacientes internados e 10.246 acolhimentos.

Nunca inseriu um código de desconto no Cabify? Experimente usar o código "IMPLICANTE" e ganhe 50% OFF (com desconto máximo de R$ 20) em 3 corridas.

1 Comentário

1 Comment

  1. Roberto

    19 de março de 2014 at 06:54

    Na véspera do aniversãrio de Sampa, a prefeitura emitiu uma nota asquerosa contra a polícia civil por ter ido lá prender traficantes e reagir contra os nóias que os hostilizaram. Agora faz a “lesma lerda” e diz que “faz parte”? Então tá…
    Pimenta nos olhos dos outros sempre é refresco…

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top