facebook
...
Blog

Lava Jato: “curtidas” do Facebook não foram motivo central da investigação sobre blogueiro

Quando tal dado entrou em questão, o procedimento já estava na sexta etapa.

Recentemente, foi divulgado que curtidas na referida rede social motivaram investigação da PF no caso do blogueiro Eduardo Guimarães, mas as coisas não foram assim.

Vejamos as etapas.

1 – A investigação começou quando se soube do vazamento do pedido de quebra do sigilo de Lula. Esse foi o MOTIVO do início da investigação, portanto. E restaria saber quem vazou;

2 – Iniciada a investigação por esse motivo, a PF foi atrás de quem teve acesso aos dados;

3 – Chegaram a uma lista de vinte e dois funcionários;

4 – O pedido já circulava desde dezembro de 2015, então focariam nos servidores que tiveram acesso a isso apenas em fevereiro;

5 – Chegaram a dois funcionários;

6 – NESSE PONTO, foram saber sobre curtidas no Facebook.

Motivação

Trata-se de investigação de crime cuja natureza é político-partidária e é ÓBVIO que em dado momento ela passaria pelo viés político-partidário. Todo procedimento do tipo precisa tratar das motivações dos investigados e das razões do fato, sobretudo a fim de elucidá-lo por completo.

Seria da mesma forma, por exemplo, no caso de algo motivado pela religião ou por qualquer fator do tipo. Uma vez descoberto o suspeito, ou provável suspeito, traça-se um perfil. Normal, natural, corriqueiro.

Mas é FUNDAMENTAL deixar claro que curtida em Facebook não motivou nada, ao contrário do que depois acabou circulando nas redes. Essa foi a SEXTA etapa, quando já se tinha uma lista de apenas dois funcionários suspeitos e o nome do blogueiro – investigado sob a acusação de repassar tais dados a um assessor de Lula – já era também conhecido – até porque tudo começou quando ele próprio divulgou.

E, vale sempre lembrar, chegaram corretamente à pessoa que vazou. Todos esses dados estão na reportagem, era só o pessoal ter lido antes de comentar a respeito.

Fonte: Folha de SP

Nunca inseriu um código de desconto no Cabify? Experimente usar o código "IMPLICANTE" e ganhe 50% OFF (com desconto máximo de R$ 20) em 3 corridas.

To Top