facebook
Blog

Lula: presidente não pode contar tudo o que aconteceu

Bem-humorado, ex-presidente lobista afirmou que anda “lendo demais” em lançamento de livro que admitiu não ter lido…

Reportagem do Estadão:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu na noite desta segunda-feira que um presidente da República não pode levar a público tudo o que aconteceu durante sua gestão. “Nenhum presidente pode escrever um livro de verdade. Porque ele não pode contar tudo do que aconteceu no seu mandato presidencial. As conversas com outros chefes de estado, as reuniões ministeriais”, disse Lula, afirmando que, por isso, não escreveria uma “biografia meia boca”.

“Eu não posso escrever um livro e não contar tudo. Seria uma biografia daquelas eu me amo e só tenho virtudes. Então resolvi não fazer”, completou. Segundo ele, o que está organizando é um livro com uma entrevista pessoal do petista e também de membros da sociedade brasileira.

O ex-presidente fez o comentário durante lançamento do livro “10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil: Lula e Dilma”, da Boitempo Editorial, organizado pelo cientista político Emir Sader e assumiu ainda não ter lido a obra, para a qual concedeu uma entrevista. Ele brincou, contudo, dizendo que tem “lido demais” depois que deixou a presidência e, principalmente, após o diagnóstico de um câncer, pois se preocupa em “chegar mais culto lá em cima”.

Lobista

Lula criticou o que chama de “tentativa de transformá-lo em lobista” por parte da imprensa. “Tem um jornal agora que está tentando me transformar num lobista. Eu não sou lobista, não sou conferencista e não sou consultor, a única coisa que eu sou é um divulgador das coisas que eu fiz nesse governo.”

“As pessoas talvez fiquem preocupadas porque eu cobro caro e não falo quanto cobro. Mas se as pessoas pagam para ouvir um governante fracassado, têm que pagar bem”, brincou, arrancando aplausos da plateia. “Se quiserem saber o quanto eu cobro me contratem.”

Durante sua crítica à imprensa, Lula destacou os feitos econômicos dos governos petistas, como a geração de 22 milhões de empregos, mantendo inflação sob controle e redução da dívida pública. De acordo com ele, algum estrangeiro que chega ao País e lê as notícias dos jornais nacionais pode achar que “o País acabou”. “Mas vamos supor que nós sejamos incompetentes (para conseguir os feitos conquistados) e ainda assim tenhamos sorte, pelo amor de deus, não vote em ninguém que não tenha sorte”, ironizou.

Em uma plateia majoritariamente formada por universitários e jovens, ele fez ainda um clamor para que a sociedade não desanime com a política. “Eu fico horrorizado quando eu leio noticias tentando desestimular a política. Nos momentos mais difíceis, ao invés de vocês desistirem, assumam a política para vocês e mudem o que vocês quiserem mudar nesse país”, concluiu.

Classe média

O evento contou com apresentações dos também colaboradores do livro Marilena Chauí e Marcio Pocchmann. A filósofa fez uma contundente crítica à classe média brasileira, destacando que prefere chamar os brasileiros que ascenderam socialmente nos últimos dez anos de “uma nova classe trabalhadora”. “Esses direitos dos trabalhadores foram conquistados com 20 anos de luta e dizer que essas lutas fizeram a gente voltar para a classe média: de jeito nenhum”, disse, afirmando ainda que a classe média é “arrogante, conservadora, um atraso de vida”. Lula, que falou após Marilena, brincou: “Depois de tantos anos de luta que eu cheguei a ser considerado classe média essa mulher avacalha a classe média”.

(grifos nossos)

Nunca inseriu um código de desconto no Cabify? Experimente usar o código "IMPLICANTE" e ganhe 100% OFF (com desconto máximo de R$ 10) em até 2 corridas. Após ativado, o crédito terá validade de 30 dias.

6 Comentários

6 Comments

  1. Bruno

    28 de Maio de 2013 at 2h53

    “Nenhum presidente pode escrever um livro de verdade. (…) Eu não posso escrever um livro e não contar tudo.”, então os 8 anos da presidência foi tudo 1000% mentira? E a marionete Dilma, também é mentira e ilegítima?
    O livro “10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil: Lula e Dilma”, nada mais para atacar FHC e governos anteriores (fiquem de olho!). E o cientista político Emir Sader? não é melhor investigar passado dele?
    Diz que não leu livro, mas “concedeu entrevista”. Que ex-presidente é esse? Mente por si mesmo e aos outros!
    Engraçado… quando a imprensa divulga atividades dele após a presidência, esse arrogante reclama: “Tem um jornal agora que está tentando me transformar num lobista. Eu não sou lobista, não sou conferencista e não sou consultor, a única coisa que eu sou é um divulgador das coisas que eu fiz nesse governo. As pessoas talvez fiquem preocupadas porque eu cobro caro e não falo quanto cobro. Mas se as pessoas pagam para ouvir um governante fracassado, têm que pagar bem. Se quiserem saber o quanto eu cobro me contratem.”, então vou praticar 171 pra saber quando paga? Se toca, lobista! Andar com Eike Batista e outros empresários, ricos, banqueiros e entre outros duvidosos que se lucraram no teu governo, não são lobby? Discurso de Fariseu!
    Só sabe criticar imprensa e falar os feitos do governo: 22 milhões de empregos, mantendo inflação sob controle e redução da dívida pública, que agora estão sob ameaça, porque esse lobista não quis planejar ao longo do prazo: crescimento de consumismo exagerado desde 2009, dívida da “nova classe média” desde 2011, inflação ressurgiu e volta dívida pública em 2013.
    Ao invés de falar inverdades, porque não fala da tua relação da Rose e entre outros corruPTos, ou será que a imprensa nunca perguntou? Seu lobista!

  2. Marcio

    19 de Maio de 2013 at 19h50

    UMA COISA TRISTE PARA O LULA…
    ATÉ A ”FOLHA DE SÃO PAULO” conhecida como FOLHA DO PT reconhece em seu editorial:
    O PT BATEU NO TETO!
    “Não há como não fazer a leitura de que o PT bateu no teto. Chegou ao limite. Falta ao partido quadros que possam revitalizar dar um caminho de futuro para o país. O PT não tem gente preparada, só aventureiros. O PT só tem gente para mamar nas tetas do estado, não tem técnicos para aumentar a produção de leite. Além disso, loteou o país para corruptos, ladrões e incompetentes. Nada funciona. Nada anda. Nada evolui. A vaca está atolada. O PT está empurrando o país para o buraco. Estamos indo lomba abaixo com o sucateamento da indústria e a volta da inflação. O estado forte do PT é um ser com falência múltipla de órgãos. Só falsa propaganda par iludir os incautos uma em cima da outra. A caminho do coma. O PT bateu no teto. Está falido. Hora de trocar o modelo”.
    Já pensou: o acima na Folha de S Paulo?
    2 MODELOS OBSOLETOS:
    1º – PT Brasil – calcado no fracasso de mais de 20 nações que não querem nem mais falar em comunismo, restando apenas a MUMIA PARALÍTICA CUBA.
    2º – A SEM PAPEL HIGIÊNICO VENEZUELA, do ex sr. comandante total do fracasso da peste comunista – o diabo o tenha em boas mãos já que aderiu a ele via satanista comunismo – “JÁ FOI TARDE CHÁVEZ”, nos mesmos moldes acima, um fumo total.
    Quem vota nesses dois espectros é o responsável por tudo, PT e PSUV e acaba sendo vítima de si mesmo por acreditar em comunistas!.

  3. Airton

    14 de Maio de 2013 at 19h57

    Será que a Rose poderia dizer ao Lula , que livro sobre governo não biografia ?
    E que andar de mão dada com o Eike Batista é lobby mesmo ?

  4. Hay

    14 de Maio de 2013 at 13h03

    Marilena Chauí, Emir Sader, Márcio Pocchmann… o saco do Lula deve estar brilhando depois de tanta gente lambendo o saco dele.
    Ele ganha muito bem para divulgar o que fez no governo. É só uma incrível coincidência que as empresas que pagam por isso, pouco depois, ganhem financiamentos camaradas do BNDES.

  5. André

    14 de Maio de 2013 at 10h08

    Lula, pq não te calas?!

  6. Gino/SP

    14 de Maio de 2013 at 9h53

    “Eu não posso escrever um livro…..” porque o ignorante nem escrever sabe!
    E, realmente, ele não pode contar tudo, não pode contar quase nada, porque vai pra cadeia e vai ser procurado no mundo todo por conspiração internacional.
    Esse picareta tem que se explicar sobre suas relações promiscuas com Rose Noronha quando presidente as custas do dinheiro dos brasileiros.
    A imprensa que se presa deveria dar um gelo nesse vigarista, só publicaria noticias sobre ele depois que concedesse uma coletiva aberta, ao vivo e co tema livre para ser questionado sobre suas mazelas.

Deixe um comentário

Mais Lidas

To Top