Blog

Marvel se posiciona sobre mensagem de ódio a cristãos e judeus escondida em desenho

O desenhista é indonésio e muçulmano.

Recente polêmica tomou o mundo da cultura pop, para além do universo das histórias em quadrinhos. Trata-se de um versículo do Corão, cujos números foram mencionados na camiseta da personagem Colossus em uma das páginas de “XMen Gold”, conforme imagem abaixo:

A referência é Quinquagésimo primeiro versículo do quinto capítulo, cuja tradução (via Legião dos Herois) é a seguinte:

“Ó vós que acreditais, não tomais Judeus e Cristãos como aliados. Eles são, em verdade, aliados entre si. E quaisquer que sejam os aliados deles entre vós – são de fato, unos com eles. De fato, Alá não guia os ímpios”

Ardian Syaf, desenhista indonésio e muçulmano, alegou que não pretendia passar mensagem de ódio, mas sim um sinal de oposição política ao presidente cristão de seu país, que é de maioria islâmica.

De todo modo, independentemente do desejo de Syaf, as palavras não levam a outra interpretação. Todo Livro Sagrado tem passagens mais beligerantes e outras de paz. Ele escolheu esse trecho, o que torna sua justificativa um tanto frágil.

E basta imaginar o que aconteceria se um desenhista cristão fizesse isso, mas falando de muçulmanos. CERTAMENTE, os veículos alardeariam sem qualquer hesitação, sobretudo o que trataram deste caso sem transcrever os dizeres (sim, no Brasil quase nenhum fez isso).

Por fim, a nota da Marvel:

“As alegadas artes de X-Men Golds foram inseridas sem conhecimento de seus significados relatados. As referências implícitas não refletem a visão do escritor, do editor e de ninguém na Marvel, e vão em direção oposta à inclusividade pela qual a Marvel e os X-Men sempre batalharam, desde suas origens. Essas imagens serão removidas de novas tiragens, cópias digitais e encadernados. Ações disciplinares estão sendo tomadas”

Fica aquilo que já se intuía: parte da imprensa ocidental, justamente aquela parcela dominada pelo esquerdismo, não viu tanta gravidade no episódio e tratou o fato com aquele monte de “suposto” e futuros do pretérito.

Fonte: Legião dos Heróis

Nunca inseriu um código de desconto no Cabify? Experimente usar o código "IMPLICANTE" e ganhe 50% OFF (com desconto máximo de R$ 20) em 3 corridas.

Notícias Recentes

To Top