Blog

Ascensão e queda de Alfredo Nascimento


[one_fourth]

INSCREVA-SE
 O PT na História Brasileira   inscreva se

[/one_fourth]

[three_fourth_last]

Descrição

Talvez você não saiba quem é Alfredo Nascimento. Não se culpe por isso, ele não fez nada de relevante durante os quase 9 anos em que se refugiou no Ministério dos Transportes.

A boquinha nas gestões petistas começou quando Alfredo foi chamado por Lula para substituir Anderson Adauto, afastado por – vejam que inusitado! – denúncias de corrupção. Em 2006, deixou o ministério para concorrer ao senado pelo Amazonas. Eleito, licenciou-se do cargo e voltou ao ministério dos Transportes em 2007. Em 2010 saiu novamente do ministério para concorrer ao governo do Amazonas. Como amealhou só 25% de votos no primeiro turno, voltou correndo pros Transportes. Em 2011 foi reconduzido ao cargo pela ‘presidenta’.

Durante todo o período em que esteve a frente da pasta, Alfredo contou com o apoio incondicional de Lula e Dilma Rousseff. Isso fica claro no vídeo acima. A situação começou a mudar depois da denúncia publicada pela revista Veja. De acordo com a reportagem, Dilma ficou irritada quando a cúpula comandada por Alfredo Nascimento exagerou na dose dos desvios de dinheiro público:

“Vocês ficam insuflando o valor das obras. Não há orçamento fiscal que resista aos aumentos propostos pelo Ministério dos Transportes. Eu teria de dobrar a carga tributária do país para dar conta”, disse Dilma, quando a reunião caminhava para o fim. Ela deu o diagnóstico: “Vocês precisam de babá (…)”

Pelo relato acima, conlui-se que a presidente tolera superfaturamentos até um determinado ponto. Pra alguns isso já é um bom sinal! Por fim, Dilma diz que a cúpula dos Transportes precisava de “babá”… Não é de “babá” que eles precisam, Dilma, eles não são retardados, são espertos. Precisam é de outra coisa. A coisa está tão feia, mas tão feia, que a “reprimenda” de Dilma já é vista como algo positivo.
Bom, mas vamos ao que interessa. Um dos objetivos do Implicante (‘um dos’, não o único) é o de registrar e relembrar esquemas de corrupção e apresentar essas informações de forma simples. Como sabemos que é praticamente impossível acompanhar no detalhe cada caso, ainda mais decorar o nome de todos os políticos envolvidos em escândalos, sempre que algum deles se apresente publicamente para pedir seu voto, digite o nome dele no buscador que fica no topo do nosso site. Vejam os resultados e avaliem se é uma boa apoiá-lo.

Alfredo Nascimento deu sorte! Foi o primeiro a inaugurar a série “Memória Implicante”. Resumimos em 1 minuto o que ele fez, o que ele não fez, o que dizem que ele fez, e o que ele é capaz de fazer.[/three_fourth_last]

Nunca inseriu um código de desconto no Cabify? Experimente usar o código "IMPLICANTE" e ganhe 50% OFF (com desconto máximo de R$ 20) em 3 corridas.

9 Comentários

9 Comments

  1. Nome Obrigatório

    11 de julho de 2011 at 21:23

    Infelizmente acho difícil fazer essa comparação da “era Lula” com a “era FHC”, pois oito anos atrás eu só tinha 14. Logo, não tinha muito – na verdade nenhum – interesse em acompanhar a política.
    Entretanto, tenho que concordar com você quando diz que no Governo Lula a corrupção foiescrachada, afinal de contas, a primeira vez que me lembro de ouvir a sigla CPI foi naquele Governo.
    Mas espero que você esteja certo, e que realmente existam políticos corretos.
    Sou funcionário público e como tal estou praticamente inserido neste meio, e digo com tristeza que o que vejo diariamente não é nada animador.
    Até.

  2. Marcelo

    11 de julho de 2011 at 13:40

    Já disse e repito: esse é o melhor site do mundo. Nada ajuda tanto o brasil como o implicante.org.

  3. Nome Obrigatório

    11 de julho de 2011 at 12:00

    Por eu não ter relido meu texto e o ter escrito com pressa vejo que não passei a mensagem que eu queria.
    Quando disse que o Lula conduziu bem o seu Governo, eu queria dizer que ele o conduziu bem conforme o objetivo que os políticos tem quando assumem o Governo: o bem dele e não do Estado.
    Ora, o filho dele está como um dos exemplos de como o Governo dele foi bem sucedido no que se propôs (enriquecer-se, e não o Estado, pois o rombo que ele deixou com suas atitudes populistas, dando pão e circo à população começa a transparecer após ele ter saído do segundo mandado está claro, vide os cortes no orçamento feitos pela Dilma para não ter um déficit).
    Como eu disse, ao meu ver, é evidente que os políticos são corruptos (como foi dito, uma eleição custa milhões, será que as pessoas que emprestam esse dinheiro não esperam algo em troca?), mas será que isso não é culpa da forma como as coisas funcionam? Do sistema?
    Será que é possível uma pessoa neutra, com boas intenções conseguir governar sem dar cargos estratégicos a pessoas notoriamente corruptas?
    Eu já perdi toda a esperança. Não voto mais. Não me estresso e nem me surpreendo mais com denúncias de corrupção.
    Infelizmente, a única opção que vejo, quando estou de bom humor é a anarquia. (kkk)
    Espero uma resposta de vocês. =)

    (Exilado: Compartilho de opinião semelhante, só tomo cuidado pra não encarar esses abusos com naturalidade. E acho que ainda existem políticos sérios… Se conseguem governar sem fazer acordos espúrios? Lembro de casos que sim, embora exíguos. O problema é cultural, o “jeitinho” não foi uma invenção do PT, sempre existiu, mas com a chegada de Lula ao governo federal isso virou lei. Foi institucionalizado. O PT prestou um desserviço assombroso nesse aspecto. Talvez você não perceba, mas antes, os corruptos, quando pegos, inventavam desculpas, esfarrapadas, mas desculpas. Existia ainda uma certa cerimônia, esmeravam-se em dar explicação, negavam até o fim. Maluf é um exemplo clássico do “não fui eu”. Os petistas, quando pegos, mostraram que explicações já não são mais necessárias. Ao invés das negativas, o CRIME, passou a não ser mais negado, recebendo o status de “ERRO”. Nota a diferença? Antes, ao menos, ruborizavam. Hoje, nem isso. A bandalheira não causa espanto, e isso por si só, é um espanto. Abraço.)

  4. Nome Obrigatório

    10 de julho de 2011 at 14:30

    Eu sei que o Implicante tem desde a sua criação o objetivo de mostrar o podre dos políticos. Entretanto, eu gostaria de ver um post analisando mais profundamente a política brasileira.
    Vou dar um exemplo, ser levar em conta a ética ou a moral:
    Temos no Brasil o Lula nos oito anos passados e agora a Dilma, assumindo seu legado. Todos percebemos que o Lula, com toda a sua politicagem, soube conduzir muito bem o seu governo. Fazendo alianças com diversos partidos, de forma a ter o apoio deles no Congresso e, em contrapartida, leiloava cargos para estes mesmos partidos.
    Nos EUA temos Barack Obama, visto como um salvador quando eleito – não o vi e nem o vejo como tal, só para deixar claro. Infelizmente, sem a malandragem e sem o jeitinho brasileiro, não souber fazer o mesmo que o Lula. Resultado: não teve apoio no Congresso para apoiar as leis que queria.
    O que quero dizer, se ainda não entenderam, é se toda essa corrupção na política não é inevitável visto a forma como as coisas funcionam.
    Ou seja, se uma pessoa quisesse entrar pra vida política, primeiramente não conseguiria se eleger, pois para isso precisaria de muito dinheiro para fazer propaganda política (eu não acredito que políticos emprestam – a doação que é feita é exatamente isto – milhões para se elegerem para espalhar alegria e justiça a todos e para ganhar um salário ínfimo em relação ao que foi gasto para se elegerem).
    Caso conseguisse se eleger, não conseguiria governar, caso estivesse no Executivo, pois nomearia cargos pelo merecimento das pessoas e não para fazer diplomacia com os outros partidos (colocando por vezes corruptos notórios nos cargos).
    Concluindo, será que no final das contas eu não estou certo em não perder meu tempo com toda essa preocupação, apenas justificando meu voto de 2 em 2 anos, visto que não confio nestes políticos?
    Aguardo resposta.
    Obs.: não reli meu texto, se ele estiver mal escrito e com erros o motivo é este.

    (Exilado: A seção de artigos existe justamente pra analisar a política. Não só, mas também. No site temos espaço para notícias, vídeos e artigos. Os vídeos servem como registros históricos. Sempre é bom lembrar o que os governantes diziam antes e confrontar com a realidade. Você diz que o Lula ‘conduziu bem o seu governo’… A que custo? Infra-estrutura péssima, rombo fiscal, corrupção desenfreada… Constitucionalmente o governo Lula deveria ter acabado quando Duda Mendonça disse ter recebido dinheiro do PT no exterior. Isso é crime punido com a cassação de mandato. O medo de uma ‘rebelião popular’ impediu que se respeitasse a Constituição. Depois a decisão de poupar Lula pelo crime do ‘mensalão’, como se ele não fosse o responsável direto por tudo o que ocorreu. Há um relativismo deletério aí. Uma degeneração de parâmetros. Princípios então, esses nem existem mais. O que pode pra um, não pode pra outro… Fora do governo, Lula enriqueceu dando “palestras”. Procure nos registros do site e entenda o que são essas “palestras”. Teve também o caso do Lulinha, que enriqueceu depois que Telemar virou sócia do seu ‘empreendimento’. Bom, mas percebo que você não quer “levar em conta a ética ou a moral”. Uma pena você ter sucumbido à idéia de que isso é assim mesmo. Que é normal mentir, enganar, desviar… Uma pena, mesmo. Abraço.)

  5. Simone Miranda

    10 de julho de 2011 at 12:50

    Corja de nojentos, imorais, amorais, pulhas!!

  6. alexandre

    9 de julho de 2011 at 23:09

    Vc esperneia, critica, reclama mas se o seu candidato José Serra fosse presidente, ele convidaria o PR, o PMDB, PRB e quase toda a base governista. Vc acha que quem teve apoio de Joaquim Roriz e Orestes Quércia, recusaria o apoio do Alfredo Nascimento ? Só estou esperando 2014 para vcs terem que elogiar , quem agora vcs adoram criticar : Aécio Neves. Vai ser hilário esse blog ! Aliás, essa estória que o Serra é a oposição mais incisiva ao governo da Dilma é balela ! Por que então durante a campanha presidencial ele colocou o Lula no programa eleitoral e escondeu o FHC. Quem oposicionista é esse ?

    (Exilado: Alexandre, você não contesta o que o Lula disse no vídeo né? Em TODOS os posts você foge do assunto e sempre vem com a ladainha do “todos são iguais”. Acho que é porque não há o que contestar, né? Entra em assuntos que sequer foram mencionados nesta, e em outras postagens. Lula foi o responsável pela nomeação de Nascimento, até dias atrás – através do emissário Gilberto Carvalho – defendia as ações do ex-ministro. Se quiser eu mando pra você a íntegra das declarações de Lula sobre Nascimento gravada no ano passado. Lula já estava com o sujeito na pasta há 8 anos quando deu o depoimento. Não é suficiente pra você?
    Não adianta vir com essa tática rudimentar de levar a discussão para um caminho em que você acha que ganhará, porque será inútil. Sabe por quê? Porque eu não me sinto na obrigação de defender quem consente com o crime. Não acho isso normal. Não concordo com quem MENTE, ENGANA na cara dura. Não acho que deva ser assim. Não nivelo por baixo. Se há alguma ideologia a defender, não considero ser a ideologia do partido acima de tudo. Já você, sente-se na obrigação de encontrar retóricas estúpidas para defender os seus. Talvez, por ter perdido a referência, e precisar de alguém pra se inspirar.
    PS: Ah, e não adianta vir aqui dizer que estou a serviço de “A” ou “B”. Tenho liberdade pra dizer o que penso, e o que acredito. Também não vou sair atacando alguém com base em análises de especialistas em marketing político, ou denúncias só porque foram despejadas em algum blog progressista financiado com grana de estatal. Não preciso provar isenção. Tenho opinião e ainda posso escrever o que penso. Abraço.)

  7. Caio Gomidi

    9 de julho de 2011 at 23:01

    Parabéns por seu site Exilado!!
    Vc consegue ir cirurgicamente na ferida. Lamento é que tenha de perder tempo com petistas como esse alexandre, querendo justificar o injustificável. Por favor, faça o seguinte com comentários idiotas como o dele: delete para a lata do lixo da web. Não vale a pena argumentar, essa gente é fanática, jamais será convencida pela argumentação lógica. Continue na luta !!

    (Exilado: O site não é meu, foi idealizado pelo @gravz, @andremca e eu, além de contar com a grande colaboração do @flaviomorgen que completa o time. De qualquer forma, agradeço em nome da equipe. Bom, estamos aqui para marcar posição, caso contrário os ‘progressistas’ acabam dominando tudo. Mesmo que não representem o pensamento da maioria. Abraço!)

  8. Gustavo Noronha

    9 de julho de 2011 at 11:39

    Eu ia dizer que ‘primeiro a inaugurar’ é pleonasmo, mas aí lembrei que se costuma inaugurar as coisas mais de uma vez, com pessoas diferentes por aqui, de fato (vide teleferico no alemão).

  9. alexandre

    9 de julho de 2011 at 07:20

    Quer dizer que a Dilma só mandou embora porque acho que o ministro extrapolou na corrupção ? Menos, vai ! Até o Nelson Motta, crítico costumaz do PT, reconheceu virtudes na Dilma na demissão do ministro. Não vejo a hora de chegar 2014 com Aécio candidato da oposição. O serrismo irá definitivamente para a lata de lixo da história desse país. Aliás, que coisa ridícula o serrismo está fazendo com a Marina Silva !
    (Exilado: Quando Dilma diz que a cúpula dos Transportes é “incontrolável” e que “teria de dobrar a carga tributária do país para dar conta”, é porque ela sabia com quem estava lidando. Sabia que os superfaturamentos ultrapassaram o limite do ‘tolerável’. Como se houvesse limite admissível de desvio.
    Hoje o ministro da Justiça diz que a PF já investigava – há anos – os desvios na pasta. Bom, vai ver que a Dilma não havia sido informada, né? Nesse caso, não sei como ela ainda tem moral pra governar alguma coisa, já que nem o subordinado informa o que ocorre no seu governo… E lá se foram quase 9 anos! sem que NINGUÉM tomasse providência. Ou você acha que o ministro só botou as mãozinhas de fora agora? Ou você acha que a Dilma não conhecia o perfil do Alfredo quando o reconduziu ao ministério dos Transportes? “Vocês tem a experiência de 8 anos. De trabalhar juntos” disse Lula ano passado. Nesses quase 9 anos, o filho do ministro aí teve um crescimento patrimonial de mais de 86.000%! Bota experiência que o ministro adquiriu, né?
    Você está irritado com o Serra porque ele faz, de fato, oposição à Dilma? Prefere a “oposição a favor”, que faz vista grossa pra esses descalabros. Cara, consentimento total só em ditadura. “Até o Nelson Motta”… E isso lá é critério pra alguma coisa? Olha a mediocridade de argumentação. Você reconhece “virtudes” no que deveria ser OBRIGAÇÃO. Conteste UMA declaração de Dilma e Lula “NUNCA ANTES NA HISTÓRIA” que aparece no vídeo, consegue? Ou acha que “isso faz parte do jogo político”? Ôpa, já expus o seu argumento, desculpa.)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top