facebook
...
Blog

Mensaleiros terão dia especial de visitas na cadeia

Parentes de petistas presos não precisarão pegar fila junto com familiares de presos ‘comuns’

mensaleiro na cadeia

Matéria do jornal O Globo:

BRASÍLIA — Parentes e amigos dos condenados do mensalão terão um dia especial para fazer as visitas no complexo da Papuda e escapar dos familiares da massa carcerária, que precisam dormir numa fila para garantir mais tempo de visita no dia seguinte. A administração do sistema prisional decidiu que os 11 réus receberão visitas às sextas-feiras, e não às quartas ou quintas, como ocorre para a grande maioria dos detentos da Papuda.

Desde a chegada ao complexo penitenciário, os mensaleiros passaram a receber tratamento diferenciado, com a presença de familiares nos presídios fora dos dias previstos e com comitivas de deputados e senadores petistas e aliados entrando no complexo. Foi necessário o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios expedir uma recomendação de “isonomia” no tratamento dado aos detentos e familiares na Papuda.

A decisão de estabelecer uma data diferenciada para as visitas aos réus do mensalão foi informada ao GLOBO neste sábado, 23, pelo coordenador-geral da Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) do DF, João Feitosa. Ele disse também que não vai aceitar nenhum pedido de visita por parlamentares e outras autoridades neste fim de semana. A razão da negativa é a segurança dos presídios: aos sábados e domingos, diminui o efetivo de agentes penitenciários, funcionando apenas o plantão.

– Quem deixar os parlamentares entrarem à minha revelia terá problemas. Eu preciso ser comunicado antes. Vou vetar, a não ser que haja uma justificativa muito importante – afirmou o coordenador da Sesipe.

Sobre as visitas às sextas, e não às quartas e quintas, Feitosa disse que isso já ocorre na Papuda. O esquema especial envolve os detentos da ala especial do Centro de Internamento e Reeducação (CIR), onde ficam ex-policiais militares e presos provisórios com curso superior. É no começo desta ala onde estão os quatro réus do mensalão em cumprimento de pena em regime semiaberto: o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o ex-deputado federal Romeu Queiroz (MG) e o ex-tesoureiro do PL (hoje PR) Jacinto Lamas. O ex-presidente do PT José Genoino estava na mesma cela, mas deixou a Papuda para tratamento médico.

O esquema especial de visitas se estenderia também para os réus que estão na Penitenciária do Distrito Federal (PDF 1), trancados em regime fechado: o operador do mensalão, Marcos Valério; seus ex-sócios Cristiano Paz e Ramon Hollerbach; e o ex-diretor do Banco Rural José Roberto Salgado. As duas mulheres presas – a ex-diretora do Banco Rural Kátia Rabello e Simone Vasconcelos, ex-funcionária de Valério – estão no 19º Batalhão da PM do DF, dentro da Papuda. Autoridades que têm parentes presos também são beneficiadas com a diferenciação das datas das visitas.

Segundo o coordenador da Sesipe, não é permitido qualquer tipo de visita aos fins de semana. O máximo que pode ocorrer é a entrega de algum medicamento na Papuda, sem contato com os detentos. Feitosa afirma que alimentos só podem ser entregues nos dias de visita.

Marcos Valério e outros réus do regime fechado já teriam recebido visitas na última sexta-feira. A administração penitenciária poderá consentir a entrada de parentes em outros dias da semana, caso haja “necessidade justificada”, segundo o coordenador da Sesipe.

Militantes do PT continuam acampados na entrada da Papuda, em solidariedade a Genoino, Dirceu e Delúbio. Dez petistas estão dormindo em três tendas montadas na beira da pista que dá acesso ao complexo penitenciário. Na manhã de ontem, cerca de 20 militantes estavam no local, entre eles um assessor da ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais), José Galvão Mesquita, conhecido como Bola.

Na manhã de ontem, militantes do PT chegavam de carro levando mantimentos para os acampados e combustível para o gerador de energia instalado nas tendas montadas na porta do presídio.

(grifos nossos)

Comentário

Gerador de energia? Algumas tietes de corruptos mal disfarçam a vontade de estar do lado de dentro junto com os ídolos encarcerados.

Nunca inseriu um código de desconto no Cabify? Experimente usar o código "IMPLICANTE" e ganhe 50% OFF (com desconto máximo de R$ 20) em 3 corridas.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top