facebook
Blog

Partido Pirata: Site do PT disponibiliza números de série do Windows

Fomos alertados hoje sobre um arquivo de texto hospedado no portal do Partido dos Trabalhadores, disponível a qualquer usuário da internet e devidamente catalogado pelo Google, que contém diversos números de série do Windows com créditos para sites de pirataria.

Ao contrário do que pode parecer, divulgar sua própria licença do software não configura crime – isso, é claro, se o partido for o proprietário legítimo das licenças -, mas “apenas” quebra do termo de serviço da Microsoft, que pode no máximo punir o PT cassando os números divulgados.

O arquivo armazenado nos servidores do PT é em “txt” (formato texto, bloco de notas) e traz números seriais disponibilizados por um site desse gênero. A imagem abaixo é uma cópia do que se pode ver consultando a página do partido (por questões óbvias, borramos a parte dos números – mas guardamos o original, caso o Ministério Público investigue o caso):

Diante disso tudo, alguns tópicos precisam ser esclarecidos: Se o PT é contra as grandes corporações e defende o Software Livre, que negócio é esse de Windows? Se todos ali usam versões originais do Windows, como diabos o site do partido armazena um arquivo oriundo de um site de pirataria (exatamente com números seriais para burlar as regras de segurança da Microsoft)?

Difícil responder a isso. Talvez tenha surgido uma nova categoria aloprada: o Alopradinho 2.0. Haja ciência e tecnologia, não é mesmo?

Nunca inseriu um código de desconto no Cabify? Experimente usar o código "IMPLICANTE" e ganhe 100% OFF (com desconto máximo de R$ 10) em até 2 corridas. Após ativado, o crédito terá validade de 30 dias.

12 Comentários

12 Comments

  1. moises da ceruz

    30 de julho de 2011 at 3h25

    aff mais essa agora eu nao gosto de politica mas tb nao gosto do que o povo e capas aff fazer algo e culpa o outro aposto que quem ta falando mau ae do pt talves tenha algo a ver pois ser hacker no brasil ta tao facil como andar de bicicleta pois tds temos acesso a net muita das vezes de graça fala uma coisa vai trabalha e para de preucupa com a vida dos outros aff que criancize e essa vcs que ta falando mau do pt ae devem ser de outro partido ne isso vcs nao meciona seus crianças que deus ajude que vcs nunca ganha para algo algum nas politica pois fazensdo isso mostra que vcs nao tem capazidade para nada pois so tem inveja…………. moises direto ao ajundo…………….kkkkkkkkk

  2. Pablo Vilarnovo

    30 de junho de 2011 at 13h50

    Eduardo, uma coisa que qualquer um faça um curso de administração sabe desde o primeiro período: Responsabilidade não se delega.

    Se algo é feito por um funcionária a responsabilidade é da empresa. Se algo foi feito por um funcionário do PT a responsabilidade é do PT.

  3. Kristiano

    28 de junho de 2011 at 13h58

    Deve ser dica do consultor palocci: para cuidar do rombo de grana do partido, vão abrir banquinha na sta Ifigênia…

  4. Kristiano

    28 de junho de 2011 at 13h57

    O jerry tem problema (como todo bom petista) de entender a diferença entre público e privado…

  5. Marco

    28 de junho de 2011 at 13h41

    Como o partido do GOVERNO, que cobra IMPOSTOS ABSURDOS, não é capaz de pagar algo original? Se sentem no direito de cobrar 40% do valor do produto, mas não são obrigados a pagar também?

    Cada dia que passa, eu sinto vergonha de ter gente como essa administrando o país.

  6. Jerry

    27 de junho de 2011 at 23h10

    Ôh Eduardo, faça assim: crie um site para a sua família e divulgue pornografia infantil. Quem será responsável: só você ou a sua família inteira? Acho que isso destrói a sua pergunta, que você não fez, mas deveria ter feito.

  7. Ale.

    27 de junho de 2011 at 22h45

    Essa enquete foi genial! Foi até difícil escolher, as opções são ótimas. Faltou a opção: TODOS
    (rs)

    O site/blog continua excelente!
    Abraços,
    Ale.

  8. lordtux

    27 de junho de 2011 at 22h13

    Vão alegar que foram hackers que invadiram o sistema.

  9. Gustavo Noronha Silva

    27 de junho de 2011 at 21h05

    O governo certamente não é pró-Software Livre e o PT também não. Há algumas pessoas favoráveis e que adotam a ideia, mas há o mesmo em todas as correntes políticas e partidos. O governo federal é especialmente bom em garantir que os cidadãos sejam obrigados a usar softwares proprietários de péssima qualidade criados por ministérios ou autarquias, ou mesmo usar navegadores (ou deveria dizer um único navegador?) proprietários para acessar seus sistemas pela web.

    Não há conhecimento e muito menos uma iniciativa sólida, com conhecimento de causa, com objetivos nem para permitir que os cidadãos tenham liberdade de software nem que permita ao governo se livrar de amarras monopolistas; muito pelo contrário. As boas iniciativas ligadas à liberdade software tocadas pelo governo me parecem ser resultado do esforço sobre-humano de umas poucas pessoas que acreditam na ideia e enxergam como ela pode ajudar o governo a ser mais eficiente e a sociedade mais dinâmica (e tem feito isso). O resto só faz oba-oba pra ganhar voto de gente inocente mesmo.

    O implicante.org, que roda em cima de Software Livre ;) está de parabéns em pegar no pé das licenças “piratas” do PT.

  10. Chico

    27 de junho de 2011 at 20h26

    É claro que legalmente o responsável pelo site é o PT, já que ele que contratou o administrador. Se cometeu algum crime, é o PT quem deve ser processado e quem deve pagar por isso. Mas acreditar que isso é uma espécie de política partidária é sonhar demais…

  11. Eduardo

    27 de junho de 2011 at 20h00

    Jura MESMO que vcs estão responsabilizando TODO o PT pela cagada de um administrador de sistemas? Aff…

    • Implicante

      27 de junho de 2011 at 20h12

      Não sabemos como funciona em outros lugares, mas AQUI no servidor do Implicante nós nos responsabilizamos por todo o conteúdo publicado.

Deixe um comentário

Mais Lidas

To Top