facebook
...
Blog

Paulo Henrique Amorim é condenado a indenizar mais um jornalista

Blogueiro chamou jornalista gaúcho de “vigarista” e “agenciador de salames coloniais”.

Já perdemos a conta de quantas vezes o blogueiro Paulo Henrique Amorim foi condenado por publicar disparates em seu site. Desta vez, o blogueiro terá de indenizar o jornalista Lasier Martins, da RBS, por insultos dirigidos ao âncora gaúcho.

Leiam o que informa o site Consultor Jurídico:

O blogueiro Paulo Henrique Amorim está obrigado a pagar R$ 18,6 mil (30 salários mínimos) de indenização, por danos morais, ao jornalista e apresentador Lasier Martins, do Grupo RBS, com sede em Porto Alegre. A 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul entendeu que ele ofendeu a honra do jornalista ao reproduzir em seu blog um texto com o título “Tarso cala RBS com filha de Serra”.

O TJ gaúcho confirmou a sentença da 2ª Vara Civil do Foro Central da Comarca da Capital. Os desembargadores entenderam que o direito de livre manifestação do pensamento, garantido pela Constituição, não pode ser exercido de maneira irresponsável, pois aquele que noticia fatos de interesse público deve fazê-lo de maneira objetiva, sem promover distorções, agindo com diligência e boa-fé. O acórdão, com decisão unânime, foi proferido no final de setembro. Ainda cabe recurso.

Ao replicar informação produzida originalmente pelo site ‘‘Cloaca News’’ no blog Conversa Afiada, Amorim se referiu a Lasier como “vigarista”, “sabujo”, “agenciador de salames coloniais”, “porta-voz do império mafiomidiático guasca” e “velhaco”. Usou as palavras ‘‘jornalista’’ e ‘‘comentarista’’ entre as aspas, em flagrante deboche. O texto opinativo, remetendo para um vídeo do Jornal do Almoço (RBS-TV), criticava a atitude de Lasier de tentar ‘‘emparedar’’ o então candidato ao governo do Estado, Tarso Genro, com perguntas sobre corrupção no governo federal.

A juíza Rosane Wanner Bordasch afirmou que os qualificativos mostram, claramente, seu ‘‘caráter infamante’’, sendo evidente o menosprezo do blogueiro em relação ao profissional da RBS, pois atingiu sua honra e imagem.

No TJ-RS, o relator da Apelação, desembargador Tasso Caubi Soares Delabary, disse que a liberdade de imprensa, mesmo com tom jocoso, não pode ferir a dignidade do ser humano e causar-lhe uma profunda vergonha perante a comunidade onde ele trabalha e reside, ‘‘ainda mais quando se trata de uma pessoa pública e de prestigiada capacidade profissional como o autor, que por seguidos anos tem merecido a lembrança e o reconhecimento do público radiotelevisivo’’.

(…)

Neste passo, encerrou o relator, não se pode aceitar que o réu, conhecido jornalista, não filtre as matérias publicadas em seu blog, autorizando o conteúdo e vetando a publicação mesmo no que se refira às reportagens elaboradas e firmadas por outros jornalistas ou sites.

(grifos nossos)

Pedimos aos leitores do Implicante que contenham-se na hora de comentar esta notícia. Como vocês já sabem, não dispomos de apoio estatal para bancar indenizações.

Nunca inseriu um código de desconto no Cabify? Experimente usar o código "IMPLICANTE" e ganhe 50% OFF (com desconto máximo de R$ 20) em 3 corridas.

11 Comentários

11 Comments

  1. Renan Martins

    18 de novembro de 2012 at 16:23

    Quando este senhor será preso? É certo que as indenizações têm um efeito pedagógico, mas diante da reiteração do comportamento, e das constantes desobediências a ordens judiciais (como no caso Heraldo Pereira), este humilde blogueiro já demonstrou onde merece dormir por um tempo.

  2. Luiz Adams

    17 de novembro de 2012 at 00:10

    Isto, sim, é a verdadeira decadência profissional (sobre a decadência “moral”, nada a registrar, pois não se decai de valor que, aparentemente, nunca foi cultivado pelo ex-jornalista): só se sabe dele e de seu blog quando é condenado judicialmente por danos morais – o que, aliás, já se tornou corriqueiro.

  3. Manoel Francisco Gomes

    13 de novembro de 2012 at 16:01

    Será que o gajo tem mesmo alguma preferência partidária? Minha impressão é de que se trata de um oportunista que sempre fica ao lado dos que estão no poder. Seu passado comprova, como já foi lembrado.

  4. Sidney

    13 de novembro de 2012 at 08:40

    Esse ex-jornalista que vive praticamente com salarios proviniente da desgraça alheia deveria aposentar e ficar quietinho em casa, somente fala besteira, não tem voz é chato prá dana, um verdadeiro idiota.

  5. chu13rs

    12 de novembro de 2012 at 22:16

    Considerando que o “jornalista” recebe por seus serviços prestados aos donos do poder milhões de reais em dinheiro público via estatais e empresas públicas em seu blog somos obrigados a admitir: O crime compensa.

  6. Airton

    12 de novembro de 2012 at 21:27

    E nós vamos continuar pagando os processos por ele perdido .

  7. Denovo

    12 de novembro de 2012 at 19:55

    É interessante que os juízes que condenam PHA ao proferir o resultado falam coisas bastante parecidas nas mais diferentes ações na justiça.

    O que não entra na minha cabeça até hoje é porque um cara como ele se presta a tal papel. Podem até falar “grana”, mas não acredito que se implodir como profissional e como pessoa seja bom pra ninguém.

    Quer ser governista, que seja. O que ele se esquece é que um dia esse partido sai do poder … e aí …

    • Sandro P

      13 de novembro de 2012 at 09:06

      E aí ele muda de lado, como já o fez diversas vezes…

    • alvaro

      13 de novembro de 2012 at 10:31

      Aí, meu caro, ele muda de lado novamente como sempre fez. Isto é PHA.

  8. Leonardo

    12 de novembro de 2012 at 19:35

    Haja patrocinio estatal para tanta indenização a pagar.

  9. Neiva Romagnoli

    12 de novembro de 2012 at 19:30

    Jaá não era sem tempo uma condenação ao @ConversaFiada. A forma como ele prega suas preferências partidárias chega a beirar o ridículo .

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top