Notas

Petição pelo impeachment de Gilmar Mendes caminha para superar o total de assinaturas pelo impeachment de Dilma

Mendes só cairá, contudo, se as forças que se beneficiam das decisões dele se voltarem contra o membro do STF

Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

Quando este texto começou a ser escrito, o Change.org já contabilizava 1.907.865 interessados no impeachment de Gilmar Mendes. Publicado no semestre anterior, o “abaixo-assinado” tem por atual meta acumular 3 milhões de assinatura.

Oficialmente, não terá poderes para sozinho derrubar o membro do STF, mas pode fazer a devida pressão política para que a própria casa contenha o membro mais polêmico.

Para efeito de comparação, iniciativa semelhante que teve Dilma Rousseff como alvo viu a queda da presidente da República quando atingiu 2.227.708 signatários. Por esta régua, Mendes já teria percorrido 85% da jornada. Mas, claro, são realidades bem distintas.

A lei que norteia o impedimento de membros da Suprema Corte estabelece um caminho muito mais complexo para que um de seus integrantes caia. E depende da vontade política dos membros do Senado – ou daqueles que se beneficiam do “garantismo” de Mendes.

É bem difícil, para não dizer “quase impossível”.

Curtiu o texto? Siga o autor no Twitter ou Facebook, ou contribua com o crowdfunding (financiamento coletivo) dele clicando aqui e seguindo as instruções.
Nunca inseriu um código de desconto no Cabify? Experimente usar o código "IMPLICANTE" e ganhe 100% OFF (com desconto máximo de R$ 10) em até 2 corridas. Após ativado, o crédito terá validade de 30 dias.

Mais Lidas

Política & Implicância.

© 2011 implicante.org - Todos os Direitos Reservados

Para o Início