facebook
...
Blog

Petrobrás cai de 12ª para 120ª em ranking de maiores empresas

Entre as 100 maiores empresas do mundo, nenhuma é brasileira

dilma-discurso

Reportagem do Estadão:

LONDRES – A página do jornal Financial Times na internet publicou reportagem na manhã desta sexta-feira, 21, sobre a perda de valor de mercado das empresas de países emergentes. O texto destaca o tombo da Petrobrás. Segundo a publicação, o valor de mercado da estatal brasileira despencou e a empresa que já foi a 12ª maior do planeta há cinco anos caiu para o 120º lugar atualmente.

“Uma das maiores quedas foi da Petrobrás, a empresa petrolífera estatal brasileira. Cinco anos atrás, era a 12ª maior empresa do mundo pelo valor de mercado. Um ano atrás, era a 48ª e hoje é a 120ª maior, com um valor de mercado de US$ 76,6 bilhões”, diz o texto. O levantamento feito pelo jornal diz que entre as 100 maiores empresas do mundo há apenas 11 emergentes e nenhuma é brasileira.

“Hoje, não há nenhuma empresa emergente no Top 10 (de valor de mercado do mundo) e apenas a Petrochina permanece no Top 20”, diz a reportagem. A estatal chinesa do petróleo é a 16ª maior companhia com valor de mercado do mundo. Entre as demais emergentes, praticamente todas são da China: ICBC (22º), China Mobile (31º); China Construction Bank (36º); Tencent (43º); Agricultural Bank of China (51º); Bank of China (62º); China Petroleum (80º) e Sabic (87º).

Além da Petrobrás que deixou de figurar entre as 100 maiores, o banco Itaú Unibanco, a colombiana Ecopetrol e a mexicana América Móvil também caíram e não estão mais entre os 100 primeiros do ranking citado pelo FT.

(grifos nossos)

Nunca inseriu um código de desconto no Cabify? Experimente usar o código "IMPLICANTE" e ganhe 50% OFF (com desconto máximo de R$ 20) em 3 corridas.

4 Comentários

4 Comments

  1. Eduardo

    23 de março de 2014 at 12:49

    E ainda insistem em dizer que quem ia destruir a Petrobras era o Fernando Henrique…

    • Mauricio Gerbelli

      23 de março de 2014 at 10:45

      Amigo, espero que você entenda que o contexto não é o óbvio “PT x PSDB” ao qual a maioria dos brasileiros são limitados a enxergar. E também espero que seja claro que investimentos (sobretudo em estatais de grande porte) não são de tão curto prazo para que se diga que aparentes ‘melhorias’ sejam por conta de investimentos de um único governo em um prazo tão pequeno.

  2. IvanPrado

    22 de março de 2014 at 08:27

    Com este Desgoverno que esta ai, nem + 100 descobertas de SUPER POÇOS DE PETROLEO vai adiantar para recolocar o Pais em melhores posições, vou repetir a frase cabe no momento {CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE] . Acorda POVÃO as eleições estão AI ! depois não adianta fazer protestos nem reclamar pois no seu VOTO quem manda são vocês !!!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

To Top