facebook
...
Blog

Planalto quer fechar empresas como Facebook, Google, Yahoo! e Microsoft?!

Dilma quer incluir na legislação dispositivo que permita suspender operação de empresas que cooperem com esquemas de espionagem internacionais.

paulo-bernardo0_0_0_931_609

O título soa sensacionalista, mas é um questionamento que pode fácil ou logicamente surgir da leitura das manchetes dos últimos dias, principalmente da última noite.

Josias de Sousa classifica a atual como terceira onda de indignação da presidência contra os Estados Unidos. Teria vindo das denúncias de que Dilma fora espionada pelos agentes do governo americano. A primeira ocorreu em julho quando da descoberta de que a NSA andava de olho no Brasil. E a segunda, quando da retenção por 9 horas do brasileiro David Miranda pela polícia inglesa.

A semana começou com a estranha intenção do governo de criar um “serviço de email nacional“. Não faz muito tempo, também por conta de denúncias de espionagem, e provavelmente sem entender muito bem conceitos como CDN ou até mesmo navegação nas nuvens, cobrou do Google que tenha datacenters no Brasil. Mas o mais assustador veio quando o Estadão revelou que o “planalto quer fechar empresa que ajuda espião“:

Dilma Rousseff quer incluir na legislação brasileira um dispositivo que permita suspender a operação de empresas que cooperarem com esquemas de espionagem internacionais. A presidente também encomendou o fortalecimento da rede interna de comunicação do governo, pois ainda hoje muitos de seus auxiliares usam serviços vulneráveis como o Gmail.

As duas medidas foram discutidas ontem na reunião de Dilma com os ministros diretamente envolvidos no caso das suspeitas de espionagem dos EUA. “Pode ser banco, empresa de telefonia”, disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, sobre a suspensão de operações de empresas. “Se cooperarem com esses esquemas, terão a licença de operação aqui no Brasil cancelada”, disse ao Estado.

(grifos nossos)

Parece claro que esse alvo não são bancos ou empresas de telefonia, como tenta desconversar o ministro, mas empresas de tecnologia que recentemente foram acusadas de colaborar com a espionagem da NSA, colaboração esta negada dias depois.

A verdade é que o PT nunca demostrou muita habilidade no trato com a liberdade de expressão ou ainda a transparência nas informações a respeito de seu governo. Já cancelou visto de jornalista americano crítico de Lula;  já tornou sigilosos os gastos com viagens de Dilma; vez em quando tenta implantar um obscuro “controle social da mídia” e emplacar o também questionável Marco Civil da Internet; anda olhando estranho para o Netflix; treinou sua militância a tratar como golpista qualquer veículo de imprensa que assumisse uma postura mais contestadora; e até mesmo o Twitter já foi alvo de uma atrapalhada tentativa de censura por parte PT cearense.

Para Josias, independente de qualquer medida drástica, o Brasil continuará sendo espionado:

O país não dispõe nem de satélite próprio. Ainda que quisesse, não conseguiria desativar as escutas. Portanto, a “indignação” deve ser vista como o que realmente é: um teatro. Mas o governo não precisava transformar tragédia em comédia.

(grifos nossos)

Teatro ou não, assim como a sobra de vagas no Mais Médicos serviu para a vinda dos cubanos, denúncias de espionagem podem ser a desculpa que faltava para empurrarem goela abaixo alguns dos muitos planos petistas que seguem engavetados por aqui. Custa nada ao cidadão brasileiro manter-se vigilante das próprias liberdades, sejam elas virtuais ou reais.

Nunca inseriu um código de desconto no Cabify? Experimente usar o código "IMPLICANTE" e ganhe 50% OFF (com desconto máximo de R$ 20) em 3 corridas.

28 Comentários

28 Comments

  1. francisco ramos

    8 de setembro de 2013 at 00:09

    Diante de tanta bobagem escrita, cortina de fumaça para ocultar a gravidade da espionagem de uma nação soberana,, e , com mais ousadia, da chefe de estado des
    se mesmo país, fiquem, por gentileza, com esta aliteração
    consonante:O RATO ROEU A ROUPA DO REI DA RUSSIA..

    • Eric Vieira

      13 de setembro de 2013 at 20:34

      Os brasileiros tentaram colocar um dos diretores do google na cadeia. Será mesmo alienação?

  2. grotz

    6 de setembro de 2013 at 20:13

    So os militares para acabar com essa escarfarburdia com o dinheiro do contribuiinte

  3. tHIMANTO

    6 de setembro de 2013 at 01:05

    DITADURA

  4. Allan

    5 de setembro de 2013 at 10:30

    Há algum problema no governo querer proteger assuntos internos? É uma questão de soberania. O desconforto gerado entre os dois países foi tamanho que chegou ao nível da diplomacia. O Embaixador dos EUA no Brasil abandonou o barco. A parada vai muito além de cortar o barato dos viciados em redes sociais, é uma questão de defender a soberania nacional. Assuntos nossos não são do interesse deles.

    • Maria Aparecida Portes

      7 de setembro de 2013 at 13:01

      os soberanos tem o que esconder????? ahhhhh…..claro que sim… as falcatruas que não querem que ninguém saiba… …

  5. John Delis

    4 de setembro de 2013 at 22:15

    Como o povo perde tempo acusando o PT. Nem PT, nem PSD, nem ninguém irá mudar o rumo do Brasil a médio prazo. Povo inculto e sem educação, só quando isso mudar teremos mudanças perceptíveis. Fora isso, entra políticos e saem políticos e é uma ciranda difícil de parar. Até os que tem bons propósitos são sugados ou calados pela sujeira instalada nas estruturas do poder. Pensem bem antes de ficar criticando ou defendendo políticos, pura perda de tempo!!

  6. amir mirim

    4 de setembro de 2013 at 17:59

    Qual dos males é o menor, uma vez que um governo ou partido totalmente ético, no Brasil, é impossível? O PT, com o mensalão nas costas, ou o PSDB, com a compra da reeleição de FHC no passado ou agora com os desvios milionários de dinheiro público para as campanhas políticas?
    Se optarmos por Fora PT também teremos de optar por Fora PSDB.
    Todo esse palavrório anti-petista, se tem razões sérias baseadas na luta contra a corrupção petista, não traz solução nenhuma para uma conjuntura sem alternativas outras que a peessedebista, com esta porém enfiada até as orelhas na corrupção e desprezo pelos interesses nacionais.
    Qual dos males é o menor?
    O PT luta pelo nacionalismo e independência frente ao controle totalitário que os EUA querem exercer no mundo.
    O PSDB luta pela expulsão do Estado da economia e pela privatização absoluta desta, o que torna o Brasil prisioneiro sem decisão própria das multinacionais.
    Qual a melhor escolha?

    • Gustavo

      6 de setembro de 2013 at 21:18

      Amir, não é tão simples quanto escolher entre estatizar ou não. O PT objetiva e toma medidas que nos levam a uma ditadura forjada em comunismo; e o povo brasileiro não quer isso. Nunca vi governo tao maquiavélico, falso e sujo como este. Fora PT! Leia sobre o Foro de São Paulo e analise as medidas que vem sendo tomadas, os discursos….

    • Milton L.

      7 de setembro de 2013 at 10:40

      Eu queria saber de qual PT vc está falando….. Dizer que o PT (partido terrorista) luta pelo nacionalista??? isso é um completo absurdo… só vc estiver falando do nacionalismo de Fidel Castro, já que a única coisa que aqueles bandidos do pt querem é impor ao Brasil a balela do pseudo comunismo de Cuba….
      Na verdade eles só se inspiraram naquele louco assassino e ditador como um exemplo de ditadura e nos meios de como tomar o poder no Brasil e impor medidas de contenção de pessoas e idéias que vão contra o autoritarismo fascista e absolutamente totalitário do PT, e todos que esboçam uma reação, ou eles compram ou silenciam….
      E isso eles já vem orquestrando há muito tempo, assim como fabricaram a total desmantelação do sistema de saúde do Brasil, fechando novas escolas de medicina e impedindo e proibindo a abertura de novos cursos, traduzindo: a maldita dilma e lula e seu maldito PT MATARAM MUITAS PESSOAS (pelo caos que eles causaram na saúde) apenas com o propósito de implantar o sistema de mais médicos (escravos do sistema cubano), onde estes apenas são agentes do sistema cubano, além de servirem como um meio “legal” (de legal não tem nada) de mandarem dinheiro para cuba e manterem aquele maldito sistema nazista-comunista e pior, às custas do sangue e dinheiro dos brasileiros… nunca se viu a total desordem como esta que eles estão causando em todos os setores….. se isso do mais médicos, por exemplo não é crime (escravidão, familiares como reféns e financiamento de um sistema assassino e ditatorial de outro país – Cuba), então para eles nada mais é…

  7. Ederson

    4 de setembro de 2013 at 11:08

    Esse governo tá completamente perdido e tentando desviar o foco das manifestações!!!

  8. Enéas Marchezoni

    4 de setembro de 2013 at 09:21

    ACORDA BRASIL

  9. Enéas Marchezoni

    4 de setembro de 2013 at 09:19

    Temo que ainda nós brasileiros ainda nas próximas eleições esqueçamos de toda essa corrupção e que tanto mal nos tem feito o PT,e que não sejamos ludibriados pelas bolsas famílias , e que sejamos mais sóbrios para que nas nossas futuras gerações seja mais dignas no nosso amado BRASIL.

  10. Vagner Luis

    3 de setembro de 2013 at 20:45

    Fechar redes sociais não fecham, não, é um dos principais meios de divulgação da petralhada…

  11. wanderley de freitas santos

    3 de setembro de 2013 at 19:45

    Precisamos pedir aos EUA que nos envie o que descobrirem, somente assim saberemos das maracutaias que ainda não vieram à tona, já que a mídia brasileira está amordaçada de tanto dinheiro que enfiaram pela goela abaixo…

  12. Manoel Jr

    3 de setembro de 2013 at 19:03

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Não confundamos espionagem com proibição de liberdade de expressão !! espionagem sempre houve e sempre haverá no mundo. Em todos os países até por questões de segurança. Basta saber agir. Sendo ético ou não. Agora usar isto de forma arbitrária é uma grande e esfarrapada desculpa. Simples assim dona Dilma, ou melhor Sra Presidente.

  13. Andre

    3 de setembro de 2013 at 18:51

    Hahahahahaha essa oposição nunca mais volta ao poder!

  14. issacar

    3 de setembro de 2013 at 17:38

    precisamos tirar esse povo do poder antes que eles transformem o brasil numa prisão!

  15. João Felipe

    3 de setembro de 2013 at 17:32

    Essa história de que Dilma está sendo espionada pelos EUA é falácia. Por trás dessa conversa fiada do Governo, amplamente explorada pela imprensa, existe um objetivo maior que é forjar motivos para controlar a Internet no Brasil, principalmente as redes sociais que estão causando um enorme estrago na popularidade da presidente e do seu governo, pondo em risco sua reeleição em 2014. Vejam o que diz o Estadão hoje: “Além da possibilidade de punição às empresas (?), ela (Dilma) quer obrigar sites estrangeiros, como o Facebook e outros, a armazenarem dados de brasileiros no Brasil (para que seu Governo passe a nos controlar). Hoje, eles ficam guardados nos EUA. Isso deverá constar do novo marco da internet.”. É isto mesmo, o “novo marco da internet”, instrumento de censura que está sendo criado nos moldes do chinês. Francamente, é ser muito ingênuo para acreditar que os EUA estejam xeretando os e-mails da Dilma. E precisa? Que poder tem esta governante e este País (o pré-sal….conto da carochinha!?) para “atrapalhar” os interesses americanos mundo afora? Que exite espionagem industrial, científica eu acredito e estou certo de que é incontrolável. Mas espionagem pessoal, em cima da Dilma, é querer açoitar a inteligência dos brasileiros. Ela vai bonitinha, toda enfeitada e com um vestidinho básico azul escuro ou preto visitar o Obama em outubro….o vermelho deve usar na passagem por Cuba para afagar o Fidel e arrendar mais agentes curandeiros.

  16. Andrea

    3 de setembro de 2013 at 17:00

    Tá valendo punir/suspenser o STE por passar os dados do país todo pro Serasa Experian?

  17. Xico Rocha

    3 de setembro de 2013 at 16:17

    Me causa espanto a idiotice de quem pode crer que neste mundo exista privacidade. Ora, se em 1948 o EUA já espionavam as comunicações do mundo todo, imaginem nos dias atuais onde os recursos são maiores. Não tem jeito, se não quer ser espionado, abdique das tecnologias.

  18. Raul de Goes Filho

    3 de setembro de 2013 at 16:06

    …o governo do PT e ridiculo ao ponto de achar que usando a rede para se comunicar internamente, os outros nao vao ter assesso….so rindo mesmo!!!…dona Dilma, seja mais cuidadosa!!!

  19. william Paiva de Aquino

    3 de setembro de 2013 at 15:18

    sai fora PT , vivemos numa democracia, partido dos infernos, onde ja se viu tanto retrocessos, sai fora PT

  20. maria Inez ribeiro zambrano

    3 de setembro de 2013 at 14:10

    Mais um golpe sendo armado pelo PT para controlar a mídia .Sempre soubemos que todos os governos são espionados,desde que o mundo é mundo ! Balela !Façam a coisa certa,que ninguém vai ser contra !Simples assim !

  21. SILVIO

    3 de setembro de 2013 at 13:43

    Tudo conversa de quem n tem o q fazer!

  22. Geová Elias

    3 de setembro de 2013 at 12:13

    Dilma o PT e a corja do Planalto são oportunistas, não pode censurar de supetão ai fica feito lobos na toca, só esperando á oportunidade quando ela chega poe o plano em ação, faz tempo que eles querem censurar todos os meios como não pode fica de tocaia na primeira que aparece “Tcham ” é agora, foi assim com os protestos , á oportunidade chegou eles emplacaram à reforma política, (que ninguém pediu) médicos de Cuba(que ninguém pediu) Uma mine reforma constitucional (que ninguém pediu) e agora a censura nas internet que é o calo de Aquiles deles, pois não tem o controle deles, e tudo é exposto. aproveitando-se do ocorrido para censurar e impor uma censura. São realmente perigosos e uma ameaça a democracia (que já é pouca injusta e ineficiente).

  23. Rodrigo Ribeiro Pereira

    3 de setembro de 2013 at 10:53

    Acredito que empresas que ajudam a violar a soberania nacional devem ser punidas, sim… Claro que emails sigilosos no Gmail é de uma inocência inacreditável, ainda assim aqueles dados pessoais deveriam estar sendo protegidos… Neste caso, concordo com o governo

  24. Mário Henrique

    3 de setembro de 2013 at 09:27

    O que vão fazer com os funcionários da Receita Federal ligados ao PT que vazam documentos de brasileiros pelo simples fato de difamação?

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top