facebook
Blog

Por verba pública, Salgueiro veta fantasia com máscara de José Dirceu

A coluna Roda de Samba, do jornal carioca Extra, noticia hoje que a diretoria da escola de samba Salgueiro vetou uma fantasia que “homenagearia” o chefe da quadrilha do Mensalão:

As escolas de samba, que já foram símbolo de irreverência e contestação, hoje fogem da polêmica como o diabo da cruz. O Salgueiro retirou de seu site a fantasia com a máscara do ex-ministro José Dirceu, condenado no julgamento do mensalão.

– Houve um pedido da direção, para evitar polêmica. Mas é importante ressaltar que a fantasia foi idealizada bem antes do julgamento do mensalão – conta a carnavalesca Márcia Lage, que ao lado do marido, Renato Lage, assinam o desenvolvimento do enredo sobre a fama.

Agora, o site traz a fantasia com a máscara do Coringa. No desfile, a ordem é trazer várias máscaras diferentes como personagens de história em quadrinhos e outros políticos para não focar só na figura de Dirceu.

O deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ) traz em seu blog mais informações sobre o veto à fantasia de José Dirceu:

A escola de samba Salgueiro, uma das maiores torcidas do carnaval vai mostrar no carnaval de 2013 um enredo sobre a revista Caras. Numa das alas, intitulada “Quem vê cara, não vê coração”, os componentes salgueirenses usariam uma fantasia com uma máscara do chefe do Mensalão, condenado pelo Supremo, Zé Dirceu. A fantasia foi reproduzida até no site oficial do Salgueiro. Até aí o enredo dessa história não tem nada demais, o carnaval carioca sempre teve irreverência e crítica.

Só que o Salgueiro recorreu ao Ministério da Cultura para poder captar R$ 5 milhões para o desfile, via Lei Rouanet (renúncia fiscal). O ministério comandado pela petista Marta Suplicy autorizou o pedido do Salgueiro, mas em troca a escola de samba teve que tirar a máscara de Zé Dirceu. Muito democrático! Essa é a verdade que está por trás da notícia do jornal Extra.

(…)

(grifos nossos)

Nunca inseriu um código de desconto no Cabify? Experimente usar o código "IMPLICANTE" e ganhe 100% OFF (com desconto máximo de R$ 10) em até 2 corridas. Após ativado, o crédito terá validade de 30 dias.

Clique para comentar

Deixe um comentário

Mais Lidas

To Top