facebook
Blog

Promoção cultural: faça sua homenagem à presidente!

Ontem o mundo das artes ficou em polvorosa com a divulgação da obra acima: belo tributo de Gustavo Rosa, inspirado no Abaporu de Tarsila do Amaral.

O pioneiro neste ramo da pintura havia sido Romero Britto, que publicou sua homenagem em anúncio de página inteira no New York Times e depois presenteou Dilma com um quadro:

 

Há um mês foi a vez do campineiro Sidney Matias, autor desta obra, que deve ser utilizada no mês de maio em alguma campanha governamental por ocasião do Dia das Mães (é sério!):

Trata-se realmente de um momento ímpar na história da cultura brasileira, e não nos resta alternativa senão apoiar e fomentar esse movimento extraordinário.

Empolgados com a TERCEIRA homenagem de artista plástico a Dilma em pouco mais de 100 dias de mandato, mas um pouco decepcionados com a criatividade dos pintores, resolvemos lançar uma promoção cultural aqui no Implicante.

 

Regulamento

O regulamento é muito simples: crie sua própria homenagem à presidente, poste em qualquer site de compartilhamento de fotos ou vídeo e mande o link para nós nos comentários desse post. Será criada uma galeria para exposição dos vencedores, e quem sabe não descolamos uma graninha do BNDES para organizar uma vernissage no Centro Cultural Banco do Brasil…

Vale qualquer forma de arte: vídeo, áudio, fotografia, colagem, poesia, pintura, escultura etc. Como obviamente não somos gabaritados para julgar arte, todas as contribuições serão aceitas, e todos os candidatos serão declarados vencedores.

Prêmio? Bem, quanto a isso, peçam melhores informações a Romero Britto, Sidney Matias e Gustavo Rosa.

 

PS: Favor não exagerar nas homenagens. A comissão julgadora tem estômago fraco.

*** ATUALIZAÇÃO: vocês já podem conferir as obras participantes/vencedoras em nossa galeria no facebook ***

Nunca inseriu um código de desconto no Cabify? Experimente usar o código "IMPLICANTE" e ganhe 100% OFF (com desconto máximo de R$ 10) em até 2 corridas. Após ativado, o crédito terá validade de 30 dias.

21 Comentários

21 Comments

  1. francisco ramos

    8 de dezembro de 2011 at 21h06

    As artes plástica são meu hobby e já tenho alguns quadrinhos. Com todo respeito à memória da grande
    TARSILA DO AMARAL, vou investir fundo no que será minha obra-prima: O ABOIMPLICANTE.

  2. Fernando Ribeiro

    16 de Maio de 2011 at 21h05

    Boa noite! Sinto informar, mas a obra acima, como consta no artigo, que foi divulgado 20 de abril de 2011, pode ter “sofrido uma GRANDE influência” de outra obra, intitulada ABAPODILMA, uma charge de MINHA autoria! Publicada em MEU blog com um mês de antecedência, 23 de março de 2011!
    Veja no link:
    https://historiasevariaveis.blogspot.com/2011/03/charge-7-dilma-obcecada-pelo-abaporu.html

    Que fique registrado!

  3. Nina

    3 de Maio de 2011 at 12h04

    A pintura do Gustavo Rosa é um atentado contra o ABAPORU da grande Tarsila do Amaral. Além disso é uma releitura que no meu ponto de vista é uma cópia para quem nao tem criatividade. Parece que ele correu para fazer a obra e esqueceu da arte. A pintura de Romero Brito é fácil de reconhecer, mas é só uma tentativa de retrato do rosto, ao meu ver parece o “CORINGA” do Batman. Romero Britto nao faz arte. Faz marketing muito bem feito. Arte estampa chinelos? Malas? Canetas? Canecas?
    Quanto ao jovem Sidney Matias, é o único que conseguiu fazer arte. Ao contrário do comentário amador abaixo (sobre micoses no rosto), infelizmente a foto nao está em boa resolucao. No blog: (https://www.agitobrasil.com.br/blogs/urblog/2011/03/22/dilma-ganha-retrato-de-campineiro/) pode-se notar que sao minusculos coracoes que proporcionam efeitos de luz e sombra. A pintura ao vivo deve ser um show. Desculpe-me, mas verdade seja dita apesar de que gosto é uma coisa que nao é possivel discutir, mas arte que é arte é fácil de notar.
    A obra de Sidney Matias foi capa de jornais na europa e ele nao pagou um centavo por isso. É claro que é jovem e tem muito o que aprender e melhorar (quem ainda nao tem?) mas sem dúvida, entre os “badalados e consagrados” , ao meu ver é o melhor.

    Grata ! Gostei do assunto e do Blog! Vai dar o que falar! Viva a Cultura!

  4. Pedro

    3 de Maio de 2011 at 11h45

    JULGAR É MUITO FÁCIL. FAZER VAI MUITO MAIS ALÉM. EM ANÁLISE SOBRE A QUALIDADE DAS TRÊS OBRAS, FICO COM A DE SIDNEY MATIAS. É MUITO MAIS DO QUE UM SIMPLES RETRATO. ARTE COMUNICA. ESTAMOS PERDENDO O SENSO DE OBSERVACAO E NAO TEMOS PACIÊNCIA PARA ISSO. OBSERVEM…

  5. Antonio,ex-petralha

    29 de Abril de 2011 at 9h57

    Este Gustavo Rosa tem um jeito estranho.Sua obra conseguiu decifrar vários enigmas.Vejamos.Primeiro:conseguiu explicar o porquê do tamanho diminuto do cérebro do Abaporu.Era mesmo da DilmAnta.Segundo: a bandeirinha na mão nos remete aos anos do Regime Militar para mostrar um Brasil fenômeno.Será que o pintor gostava daquele Regime ou ele sugere que a DilmEnte lutou contra o Regime para tomar~lhe a bandeiriha?Terceiro:o Abaporu tinha mesmo a gordurinha da DilMaluca.Ô cara genial.

  6. Jo

    27 de Abril de 2011 at 11h25

    brasileiros são puxa-sacos por natureza, e quando o alvo da bajulação tem dinheiro e poder sobrando, então nem se fala! Ptralhas adoram puxar saco, visto que TODOS agora amam José Sarney e Collor de Mello, amiguinhos do Lulla desde criancinha…

  7. Aton Cacal

    26 de Abril de 2011 at 20h22

  8. fgenaro

    25 de Abril de 2011 at 23h34

    Se não me xingar eu não paro!

    https://twitpic.com/4ple01

  9. fgenaro

    25 de Abril de 2011 at 23h14

    Amigos, o concurso vicia… =D

    https://twitpic.com/4pl6l6

  10. Jefferson Alves

    25 de Abril de 2011 at 12h58

    Mas tem algum artista que entrega algo a algum governo??? e mesmo dando a mao ao governo deve ser considerado artista???

  11. fgenaro

    24 de Abril de 2011 at 1h09

    Amigos do Implicante, os nomes a vossa escolha…

    https://twitpic.com/4oqx0o

    https://twitpic.com/4oqxou

  12. fgenaro

    23 de Abril de 2011 at 7h54

    Segue a minha contribuição, carinhosamente chamada de “Dilma passando o Chapéu”.
    https://twitpic.com/4oe77p

  13. Luz no Fim

    22 de Abril de 2011 at 18h57

    A pintura do Sidney Matias é… sei lá, entende? Parece que a presidanta pegou umas micoses intergalácticas. não sei se é uma homenagem ou uma crítica. Estes artistas são muitos ambíguos, né?

  14. Gustavo Daher

    22 de Abril de 2011 at 16h08

  15. ANTONIO CARLOS SILVA

    22 de Abril de 2011 at 13h48

    CAMBADA DE PUXA SACOS OTÁ[email protected]#$%OS, ALEM DE TUDO TODOS TEM PÉSSIMO TALENTO, MUDEM DE RAMO, SE NÃO SOUBEREM OUTRA COISA VÃO CATAR LIXO MANÉS..

  16. Rafael Lain

    22 de Abril de 2011 at 9h53

    https://twitpic.com/4nz7bc Rousseff” by Rafael Wharol, depois de uma noite de *chan, especialmente para o http://www.implicante.org

  17. Luz no Fim

    21 de Abril de 2011 at 20h43

  18. lucas

    21 de Abril de 2011 at 11h48

    O puxa-saquismo não tem limites mesmo…

  19. byMel

    21 de Abril de 2011 at 11h06

    É tipo um premio Forrest Gump tupiniquim?

  20. Rogerio

    21 de Abril de 2011 at 10h07

    Será que a Bethânia e aquela galerinha legal da Conspiração Filmes não podiam doar “parte” do incentivo recebido para ir buscar o quadro de verdade lá em terras argentinas?

Deixe um comentário

Mais Lidas

To Top