facebook
...
Blog

Restrospectiva 2013: em junho, protestos tomaram as ruas de todo o país

Dilma foi vaiada na cerimônia de abertura da Copa das Confederações e a falta de segurança levou a Fifa a convocar uma reunião de emergência

dilma

Junho foi marcado por uma grande onda de protestos em todo o país. Em Brasília, manifestantes pediram a prisão de Dirceu. Houve ainda manifestações em frente ao apartamento do ex-presidente Lula. E o vandalismo findou tomando conta de muitos movimentos.

A Copa das Confederações, inclusive, acabou sendo alvo dos protestos. Dilma foi vaiada em sua cerimônia de abertura, e a falta de segurança ocasionada por eles levou a Fifa a convocar uma reunião de emergência depois que o hotel onde seus membros estavam hospedados foi atacado por manifestantes, ameaçando suspender a competição. Para completar, com medo de mais vaias, a presidente desistiu de ir à final do evento.

Mas o sexto mês do ano começou, após os exorbitantes custos com as viagens da presidente Dilma e sua comitiva ao exterior, com o governo impondo sigilo sobre os gastos passados e futuros dessa natureza, que serão divulgados somente quando ela deixar o Palácio do Planalto no fim de 2014 ou, se reeleita, de 2018. Ainda assim, documentos revelaram que uma suíte de 81m² foi considerada acanhada pela comitiva presidencial para uma viagem à África do Sul.

Ainda em junho, enquanto os gastos da Copa do Mundo voltavam a subir, o governo lançava o Bolsa-Copa, destinado a ministros da Esplanada, militares e servidores. O projeto prevê o pagamento de diárias de hotel e viagens nos jatos da FAB para quem quiser assistir aos jogos nos estádios.

Enquanto isso, no Peru, Lula deu a entender para uma plateia de empresários locais que ainda mandava no Brasil; em Brasília, Dilma nomeou advogados de sua campanha como ministros do TSE; e, após os protestos, a presidente viu sua popularidade cair 27 pontos.

Amanhã serão vistos novamente os acontecimentos do mês de julho. Para relembrar maio, clique aqui.

Nunca inseriu um código de desconto no Cabify? Experimente usar o código "IMPLICANTE" e ganhe 50% OFF (com desconto máximo de R$ 20) em 3 corridas.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top