Blog

Sergio Moro confirma: blogueiro confessou vazar informação sigilosa a assessor de Lula

Apura-se obstrução de justiça.

Foto: Marcos Bezerra / Futura Press / Estadao Conteudo

O caso surgiu como uma suposta agressão à garantia constitucional de sigilo da fonte, com direito a debates sobre o tema. Depois, viu-se que não era bem isso.

Notas da Justiça do Paraná e da Força-Tarefa da Operação Lava Jato davam conta de que a pauta seria outra: vazamento de informação sigilosa a pessoa investigada – algo diferente de veicular publicamente uma informação.

Agora, Sergio Moro também confirma: o blogueiro Eduardo Guimarães confessou à PF ter passado a um assessor de Lula a informação sigilosa sobre sua condução coercitiva.

Trecho do despacho de Moro:

“revelou, de pronto, ao ser indagado pela autoridade policial e sem qualquer espécie de coação, quem seria a sua fonte de informação acerca da quebra do sigilo fiscal de Luiz Inácio Lula da Silva e associados. Um verdadeiro jornalista não revelaria jamais sua fonte. Confirmou ainda que não só divulgou a informação em seu blog, mas antes comunicou-a a assessor do investigado”

A tese de defesa é a de que o contato com o assessor de Lula foi por conta de “checagem” da informação – mesmo sendo uma informação sigilosa à qual, por óbvio, justamente a parte investigada não teria acesso direto.

Enfim, apura-se também o risco de isso ter atrapalhado as investigações. No mais, aguardemos sem fazer qualquer prejulgamento.

Fonte: G1

Nunca inseriu um código de desconto no Cabify? Experimente usar o código "IMPLICANTE" e ganhe 50% OFF (com desconto máximo de R$ 20) em 3 corridas.

Notícias Recentes

To Top