Painel Implicante

Venezuela: pedidos de asilo ao Brasil quadruplicaram em 2017

A deterioração da situação humanitária na Venezuela e o crescente autoritarismo de seu governo estão forçando cada vez mais venezuelanos a fugirem para o vizinho. De janeiro a junho, 7.600 venezuelanos solicitaram asilo no Brasil, enquanto apenas 4 em 2010, de acordo com dados fornecidos pelo Ministério da Justiça ao Human Rights Watch. A CONARE, a agência federal de refugiados do Brasil, não tem conseguido lidar com tal avalanche: mais de 98% dos pedidos desde 2010 ainda estão pendentes.

Como se percebe no gráfico abaixo, enquanto 3.368 pedidos foram feitos em todo 2016, o número mais que dobrou apenas no primeiro semestre de 2017. Na proporção, é como se tivesse enfrentando um aumento superior a 350%.

Dados da imigração de venezuelanos para o Brasil.

Dados da imigração de venezuelanos para o Brasil.

Em março, como uma melhor maneira de responder a imigração da Venezuela, autoridades brasileiras aprovaram uma resolução permitindo que venezuelanos solicitassem uma autorização de residência por 2 anos. Em agosto, um juiz federal isentou venezuelanos pobres de pagarem a taxa no valor de R$ 311,18 para pedir a residência temporária, o que havia impedido muitos de solicitarem. A Polícia Federal em Roraima – o Estado brasileiro que faz fronteira com a Venezuela – contou ao Human Rights Watch que foram recebidos, somente em agosto, 413 pedidos de venezuelanos para residência temporária.

E pensar que ainda há partidos brasileiros – sim, no plural – defendendo a ditadura bolivariana.

Fonte: Human Rights Watch

Nunca inseriu um código de desconto no Cabify? Experimente usar o código "IMPLICANTE" e ganhe 50% OFF (com desconto máximo de R$ 20) em 3 corridas.

Mais Lidas

To Top