Fundo do Baú

Vídeo: em 1995, jornalistas criticavam Paulo Maluf por proibir cigarro em… Restaurantes!

Eles defendiam o consumo de cigarro também em aviões, e chegam a reclamar do uso do cinto de segurança

O vídeo abaixo é um daqueles achados que nos fazem repensar até mesmo o papel da imprensa na sociedade. No centro do vídeo, direto de 1995, Paulo Maluf. Na bancada do Roda Viva, jornalistas sem conseguirem disfarçar a indignação com decisões do então prefeito de São Paulo. Quais? No centro da questão, a proibição de se fumar em restaurante. Mas, durante o debate, defende-se o consumo de cigarros em aviões, no próprio ambiente do trabalho e em basicamente qualquer lugar. Sobra até reclamação contra a obrigação do uso de cinto de segurança nos automóveis, uma lei da mesma década.

Em dado momento, Paulo Maluf promete: “Daqui a dez ou vinte anos, vocês vão ver que as pessoas vão rir daqueles que se suicidaram fumando“.

Ele errou em parte: passados 20 anos, ninguém ri hoje da morte por consumo de cigarro, ainda que o consumo de fato tenha caído. Mas é possível rir da histeria jornalística, que não percebia o mal que o fumo fazia aos fumantes passivos, e se colocava de maneira tão arrogante contra uma decisão tão bem referendada pela opinião pública.

Fonte: Roda Viva

Nunca inseriu um código de desconto no Cabify? Experimente usar o código "IMPLICANTE" e ganhe 50% OFF (com desconto máximo de R$ 20) em 3 corridas.

Mais Lidas

To Top